O JOGO SIMBÓLICO
O
jogo simbólico é a representação corporal do imaginário, e apesar de
nele predominar a fantasia, a atividade psicomotora exercida acaba por
prender a criança à realidade. Na sua imaginação ela pode modificar sua
vontade, usando o "faz de conta", mas quando expressa corporalmente as
atividades, ela precisa respeitar a realidade concreta e as relações do
mundo real. Por essa via, quando a criança estiver mais velha, é
possível estimular a diminuição da atividade centrada em si própria,
para que ela vá adquirindo uma socialização crescente. As
características dos jogos simbólicos são:
- liberdade de regras (menos as criadas pela criança);
- desenvolvimento da imaginação e da fantasia;
- ausência de objetivo explícito ou consciente para a criança;
- lógica própria com a realidade;
- assimilação da realidade ao "eu".
No
jogo simbólico a criança sofre modificações, a medida que vai
progredindo em seu desenvolvimento rumo à intuição e à operação. E
finalmente, numa tendência imitativa, a criança busca coerência com a
realidade. Na pré-escola , o raciocínio lógico ainda não é suficiente
para que ela dê explicações coerentes a respeito de certas coisas. O
poder de fantasiar ainda prepondera sobre o poder de explicar. Então,
pelo jogo simbólico, a criança exercita não só sua capacidade de pensar
ou seja representar simbolicamente suas ações, mas também, suas
habilidades motoras, já salta, corre, gira, transporta, rola, empurra,
etc. Assim é que se transforma em pai/mãe para seus bonecos ou diz que
uma cadeira é um trem. Didaticamente devemos explorar com muita ênfase
as imitações sem modelo, as dramatizações, os desenhos e pinturas, o faz
de conta, a linguagem, e muito ,mais, permitir que realizem os jogos
simbólicos, sozinhas e com outras crianças, tão importantes para seu
desenvolvimento cognitivo e para o equilíbrio emocional.